sábado, 24 de julho de 2010

O sucesso do twitter de Eike Batista

Ok, ok, já sei que tem gente que não agüenta mais me ouvir (ler) falando sobre Eike Batista e sua investida no Twitter. Mas hoje eu farei uma análise do perfil dele, sob a ótica da comunicação integrada - o que já estou para fazer desde a semana passada, mas não tinha conseguido.

O perfil de Eike é um sucesso porque ele entrou de peito aberto. Na foto de seu perfil ele está de braços abertos e com um mega sorriso no rosto. É uma postura bem diferente da foto sisuda que ele usa de divulgação na janela de seu escritório, em quase todas as matérias a seu respeito, ou do tipo de foto usado por outros empresários. E a "postura braços abertos" se mostra não apenas na foto, como nas atitudes. Há coerência entre os discursos e o meio escolhido para enviar tais mensagens.

No Twitter ele fala bobagens, "como todos os meros mortais". E não apenas bobagens, como futilidades. Fala qual a sua preferência por chá, que parou de competir quando o filho nasceu porque ficou com medo de morrer, dá bom dia, boa noite, "um enorme e gigantesco feliz dia do amigo", discute, chama de tolinho... Ou seja, ele se mostra como um homem como qualquer outro. E responde mensagens de forma pessoal e personalizada para quem gosta de música sertaneja ou de rock, sem fazer distinção. Isso é exatamente o que o Twitter exige de seus usuários. Se fosse no Linkedin, por exemplo, não ficaria tão apropriado. Nem no Facebook haveria tamanha interação entre os brasileiros e o BlackBerry dele.

Dando a chance de qualquer um falar o que quiser com "Eike", ele derruba muros reais ou imaginários, gera conhecimento e democratiza o processo de comunicação entre a população e as grandes empresas. Porque muda o padrão de expectativa que as pessoas têm em relação à comunicação com os empresários e empresas, quando todos passam a se sentir próximos dele. Outro dia li uma moça comentando que conseguia resposta de Eike, mas não conseguia resposta da operadora dela de celular. Sensacional, não?!

O twitter de Eike é um sucesso porque tem transparência. Se ele disser qualquer coisa que seja diferente da realidade, tem um exército de 66 mil seguidores (que cresce exponencialmente a cada dia) na tocaia para desmenti-lo. E ele sabe disso.

Como uma pessoa inteligente que é, ele usa a plataforma para marcar posição, defender interesses. O twitter de Eike é uma ferramenta de comunicação da EBX, que não restem dúvidas. O fundo tem a mesma identidade visual da EBX, o e-mail que ele incorporou ao perfil é institucional (.ebx.com.br). As mensagens de respostas em caráter pessoal divulgam ações da empresa, desmentem boatos, tiram dúvidas. Ou seja, o dever de casa de Eike está sendo feito lindamente!

Eike e sua equipe estão de parabéns pela forma como estão conduzindo este canal. Tomara que ele tenha paciência de manter a empolgação dos primeiros dias no futuro. E que haja retorno na reputação das empresas X, aumentando o valor de suas ações ou, ao menos, abrandando resistências e facilitando o trabalho deles.

3 comentários:

Tatiana Maia Lins disse...

Eike tb já percebeu o quanto o Twitter dele vale ouro. Olha o que ele escreveu agora:

RT @eikebatista e bom ouvir e ver o quanto todos sao informados, mas ao mesmo tempo percebo o quanto a midia informa mal! canal direto=OURO

Tatiana Maia Lins disse...

E tb: RT @eikebatista: "Amigos, querem que entre em contato com todo mundo o tempo todo, mas e humanamente impossivel.
Estou, na medida do possivel, tentando atender a todos e vou continuar assim nessa ferramenta!"

@gerardoaguiar disse...

Seu artigo é a pura realidade. Falou exatamente creio que por todos nós seguidores.