Passei uns dias sem postar porque estava "de ressaca" do turbilhão de emoções que vivi nos últimos dias. Precisava aquietar as ideias, deixar passar a euforia, e também, por que não, curtir o momento em que estava me sentindo como se tivesse alcançado uma vitória. Agora que a poeira está baixando, não sai da minha cabeça o quanto os discursos precisam ter coerência com as ações para que haja a percepção de que a mensagem é verdadeira.
E, no momento em que maturava esse pensamento na minha cabeça, me deparo com a seguinte pérola no Twitter (via @Ocean_Fred): "Você é o que você twitta (ou retwitta)." Achei isso incrível! Sensacional mesmo! Até que ponto somos o que expomos? Até que ponto o que falamos ou escrevemos é interpretado ou percebido como "nós"?
Claro que somos muito o que escrevemos, falamos, twittamos ou retwittamos. Mas nossas ações também falam por nós. E é nesse ponto que as empresas falham e mancham a reputação, se entendermos as empresas como extensões dos homens, já que elas são dirigidas por pessoas.
A empresa tem sua reputação abalada quando promete lisura nos seus processos e o funcionário (a sociedade ou qualquer outro stakeholder) não vê coerência entre o discurso e a ação. Quando o empregado é pego pagando ou recebendo propina, quando um funcionário é contratado ou promovido sem mérito para o cargo, quando um produto que não é seguro é posto no mercado, quando a empresa contamina rios, e assim por diante.
No mundo de hoje, em que a revolução trazida pela tecnologia permite que todos os cidadãos se tornem fiscais das empresas, sejam elas públicas ou privadas, cabe aos gestores pensar ainda mais sobre a coerência entre seus discursos e suas ações. Não rola mais achar que é possível manter as mesmas atitudes de 1530, achando que ninguém vai perceber! Alguns percebem! E não gostam! E colocam a boca no mundo! Enfim, tomara que toda essa exposição de imagem trazida pela tecnologia torne o mundo mais coerente e não mais hipócrita! Eu torço para isso! :-)
A tirinha eu peguei "emprestada" daqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Um comentário:
Valeu Tati...
beijos @Ocean_fred
:P
Postar um comentário