sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A imaturidade & o caos no Rio

Foto: Bernardo Tabak, G1



Esses dias tenho pensado bastante a respeito da importância da maturidade na execução de trabalhos. E por maturidade não me refiro, necessariamente, à senioridade. Tem gente que envelhece e não amadurece. Falo da maturidade que confere a quem executa uma tarefa a capacidade de pensar em todos os impactos da ação.

Não conheço o pessoal da Procter & Gamble ou da Moda Promoções de Eventos, responsáveis pela ação de marketing que deixou caixas enormes em praças da Zona Sul do Rio, levando pânico aos bairros, mobilizando uma mega ação policial e fechando ruas. Mas quem fez isso com certeza não teve maturidade para entender o que estava fazendo (ou então, é gente ruim mesmo, que gosta de ver o circo pegar fogo...). Para mim, foi uma ação imatura que gerou prejuízos para o cliente (Procter & Gamble) e para a empresa (que vai ter que pagar os custos da ação policial e será autuada por falso alarma). Prejuízos não apenas financeiros, mas de imagem.

Para saber mais sobre o caso das caixas misteriosas, clique aqui, aqui ou aqui.

Outro exemplo de imaturidade é a cobertura que boa parte da mídia carioca está dando à guerra que estamos vivendo contra o tráfico. Ao informar à população as estratégias que serão tomadas pela polícia, a mídia faz matérias que ganham prêmios jornalísticos, mas que prestam um desserviço à população porque informam também aos bandidos o que está sendo pensado, tirando o elemento surpresa.

Se não bastasse isso, ainda tem o sensacionalismo, que foi lindamente retratado por Cíntia de Sá, em seu blog (clique aqui para ver).

É, amigos, só a maturidade traz o equilíbrio... Só quando tivermos profissionais mais conscientes do papel que exercem na sociedade teremos mais PAZ.

Um comentário:

caiomolinari disse...

Pois é!
Triste ver isso né! Concordo plenamente com você, também acredito que falta maturidade principalmente dos líderes das grandes mídias! Não deviam mostrar nada até que toda a ação terminasse! Mas fazer oq né =/

Gostei do seu blog!

Um grande abraço!
Caio Molinari - http://ecochemist.net