Acabo de ler no mais que querido Nós da Comunicação uma entrevista com a diretora de gestão empresarial da MPX, Ana Beatriz Fernandes, em que ela fala sobre o papel da comunicação nas empresas hoje. Achei muito legal e totalmente coerente com tudo o que leio, vejo e sinto sobre as empresas X.
Destaco aqui dois trechos, mas recomendo que leiam a entrevista toda, que é curtinha.
"Nós da Comunicação - No evento do Ciclo Comunicar Liderança foram discutidos os valores da gestão no século XXI, que estimulam uma maior participação nos processos. Existe algum movimento da MPX em direção a uma gestão participativa?
Ana Beatriz Fernandes - Trabalhamos em grupos, comitês, fazemos reuniões presenciais, fóruns. É uma dinâmica que já faz parte da nossa rotina, pois não é apenas o diretor que deve falar. Temos uma gestão participativa, no sentido de que todos podem contribuir com seus pontos de vista. Para isso, é preciso ter uma comunicação fluida, pois a informação não pode estar retida em um determinado setor, precisa ser compartilhada. A informação serve para a criatividade, gerando mais benefícios para a companhia (grifo meu). Temos o nosso portal do conhecimento, o site, o jornal. Isso é importante para a fluidez do negócio.
Nós da Comunicação – No século passado os líderes eram percebidos como detentores da informação. Como você vê isso atualmente?
Ana Beatriz Fernandes – Existia uma relação entre informação e poder, que, somada à hierarquia das empresas, tornava a informação confidencial. Com tudo que tem acontecido no mundo em termos de comunicação, principalmente agora, com as mídias sociais acelerando ainda mais esse processo, é impossível reter o conhecimento. Esse movimento não tem volta. O acesso desenvolve o conhecimento e fortalece a capacidade inovadora das pessoas. Vai se destacar quem souber utilizar essa informação."
E nesse contexto, olha só o mestre Eike Batista dando uma aula prática de liderança:
Para ler a entrevista completa, clique aqui.
Para ler outros posts sobre a EBX, clique aqui
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
A importância da fluidez das informações nos negócios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário