domingo, 4 de julho de 2010
Cees Van Riel fala ao Globonews e eu volto a falar dos bancos
Cees Van Riel é um dos fundadores do Reputation Institute. Ele foi entrevistado por Silio Bocanera para o Conta Corrente, da GloboNews. A entrevista dura 23 minutos e entre outros aspectos, ele explicou como uma boa reputação diminui os custos de uma empresa e como o pessoal de comunicação pode dar uma forcinha para assegurar que a empresa tenha uma boa reputação. A dica: comunicar eficientemente o que a empresa faz. O peso maior na construção da boa reputação vem dos seus líderes. A comunicação, obviamente, não pode criar uma boa reputação quando não há base.
Para quem insiste em "culpar os bancos" por toda a ganância do mundo, Van Riel diz que tem pena dos bancos... Eu também tenho pena dos bancos. Mas não porque recebem ataques de toda a parte. Mas porque eles ainda não aprenderam que precisam fazer alguma coisa substancial para mudar a percepção negativa das pessoas. E, claro, comunicar o que estão fazendo.
Por exemplo, quando eu perguntei ao Itaú como os bancos podem falar em crédito consciente e em sustentabilidade se cobram taxas de juros tão altas, Fernando Chacon, o Diretor de Marketing, me respondeu com um email explicando para onde vai cada fração do spread bancário. Achei super positivo da parte dele a abertura e boa vontade em me responder. De verdade! Mas confesso que achei que teria sido mais objetivo se ele tivesse dito de forma mais convincente o quanto e como o Itaú luta para baixar as taxas de juros no Brasil, já que manter os juros tão altos não é vantajoso para nenhuma das partes.
Dizer que está tirando as portas giratórias dos bancos para melhorar a acessibilidade é legal, mas é só a ponta do iceberg. Não é mudando a porta de entrada ou usando apenas papel reciclado que um banco vai construir e manter uma boa reputação ou, ainda, uma imagem sustentável. Isso é só maquiagem.
PS: agradeço a Dario Menezes por compartilhar o link com a entrevista no Linkedin. Não tinha visto quando foi ao ar. :-)
PS 2: Itaú, eu pego no seu pé não por maldade, mas porque sou sua cliente... E no meu espírito sonhador (à la Imagine), eu sonho com um Brasil com juros mais baixos. Para todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Reputação é um vários pilares que movem sistema de posicionamento para gerar valor a marca. Desconhecia o Sr. Cees B. M. Van Riel, mas vejo que ele tem boa noção específica no assunto.
De qualquer forma ele entra no aspecto das promessas pontuais, mas ainda não faz a associação entre entre a reputação e ao mercado atribuindo as capacidades da empresa de propor novos projetos, que delimitam o quanto, como e onde a empresa pode prosperar. Isto está dentro do próprio brand equity, está relacionado a rentabilidade econômica futura, e não é meramente um corte de despesas ou menor alocação de recursos.
De uma forma fácil de ser entendida, em investimentos onde as taxas de atratividades (TMA) são impostas pela empresa por capacidades, ela pode ser estratégicamente pressionada para cima tendo em vista as projeções de rentabilidade econômica futura. Isso pode dar margem inclusive a descartar investimentos de menor rentabilidade que não são plataformas e estratégias puramente de marketing.
Trocando em miúdos, acredito que não há como pensar em Marketing atualmente sem pensar em Reputação e no valor que tal ação de marketing pode agregar à reputação da empresa.
Postar um comentário