segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lições do "cala boca, Galvão"


Uma piada tomou conta do Twitter, conseguindo ficar nos Trending Topics Mundo por dias e repercutindo até na mídia tradicional (aqui matéria no El Pais). O "Cala boca, Galvão" é muito engraçado (a ideia de Galvão ser um pássaro em extinção, alvo de uma campanha do Greenpeace é sensacional!), mas... E se algo parecido acontecesse com a sua marca? Um viral dessas proporções pode ser trágico para marcas que dependem de boa reputação. E com a rapidez com que as notícias (e piadas) se propagam na web, imaginem o dano que poderiam causar.

Dessa piada, quem trabalha com comunicação tira algumas lições:

* Preste atenção ao que diz e como trabalha. Os tropeços não são mais aceitos ou perdoados.
* Tenha humildade: saiba a hora de calar, de falar, de ouvir e de se desculpar.
* Tenha um plano contra crises. Nesse caso, a estratégia de não revidar é inteligente. Mas nem sempre o silêncio é a melhor aposta (aqui, um kit básico para gestão de crises).
* O mundo evolui. Não continue usando as mesmas estratégias de mil anos atrás, achando que vai continuar obtendo os mesmos resultados. Não coma mosca. Do the evolution!

Se você fizer tudo certinho e ainda assim for alvo de um "cala boca, Galvão"...
Saiba que o mundo é cruel. Mantenha o senso de humor, mas pergunte a seu advogado se há algo a fazer para minimizar o estrago. ;-P




Veja mais sobre as proporções que o "Cala boca, Galvão" tomou aqui e aqui.

Se você caiu numa piadinha dessas, a dica que fica é a velha double-check as informações que receber. Tenha senso crítico. As mentiras estão ficando cada vez mais requintadas.

Um comentário:

Tatiana Maia Lins disse...

E Galvão entrou na brincadeira! Isso ai! Minimizando a "crise" ao que ela é realmente, uma brincadeira: http://migre.me/Pw56