A Elma Chips acaba de entrar na minha lista de empresas que "induzem o consumidor ao erro", já que o termo "propaganda enganosa" não pode ser aplicado. O Fandangos Eco, lançado no final de 2009, não é "ecologicamente correto", apesar da embalagem verdinha nos levar a crer isso. Pior: o Eco polui mais que os outros Fandangos, por causa do card de bichinhos que traz... Ai, ai, Elma Chips!
A denúncia foi feita pela Revista Galileu, mas eu li na coluna de Erros de Marketing do Mundo do Marketing.
Abaixo, um trecho da matéria da Galileu:
"A Elma Chips não faz propaganda enganosa porque não afirma que o produto é sustentável ou ecológico em momento algum. Mas seu nome pode enganar o consumidor. “É o tipo de coisa que aumenta as vendas. Se o produto é ligado aos animais selvagens, eles poderiam colocar ‘fauna’ no nome”, afirma Paola Figueiredo, diretora de novos negócios da Sustentax, companhia que atesta a sustentabilidade de produtos via certificações.
Paola diz que o brasileiro dá preferência a produtos e empresas responsáveis ambientalmente, e muitos se aproveitam disso. É o caso do Fandangos Eco, com um nome que induz o consumidor a pensar que ele é ecológico. “Todo mundo adora essa questão de produto “eco” e diferenciado. Mas isso tem que ser comprovado. O buraco é mais embaixo quando falamos em produtos sustentáveis”, afirma a diretora da Sustentax."
Para ler a matéria completa, clique aqui.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Fandangos Eco não é ecologicamente correto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Adoro seu blog!!! Sempre com coisas polêmicas e atuais. Eu não conhecia o Fandangos Eco. A criativade das empresas para enrolarem o consumidor é imensa. Talvez se usassem essa criatividade para desenvolverem produtos com mais benefícios nutricionais, adequados para as crianças e que fossem saudáveis, não teríamos tantas crianças obesas. Fica a dica (como diria meu marido!).
Beijos, Fernandinha.
Oi Fernandinha! Que bom ver vc sempre na minha janelinha! :-)
Nossa luta por uma sociedade com alimentos mais saudáveis continua! E é ótimo ver que às vezes conseguimos bons resultados. Vi no feriado que o Danoninho para beber mudou a fórmula. Está sem corantes artificiais e sem edulcorantes. Ele estava na lista dos iogurtes com estes problemas antes?
BEIJO!
Postar um comentário