Estava procurando um documento em meu computador e encontrei um resumo sobre Imagem Empresarial que tinha feito na época do MBA em Gestão Empresarial. Acho que vale a pena compartilhar porque o conteúdo é atemporal. Aqui está:
Uma empresa que construiu uma imagem positiva junto à sociedade, mesmo que questionada, terá a seu favor o direito de resposta preservado, e consequentemente, maior facilidade em sair do entrave, ainda que a acusação seja verdadeira. Enquanto que uma empresa que já goza de uma imagem negativa terá mais dificuldade em contornar os danos, mesmo que seja acusada injustamente.
“Imagem tanto pode enriquecer, como levar à falência. Tanto pode empregar alguém, como demitir. Pode condenar algo ou alguém a alguma coisa, levar alguém ao suicídio ou ao pódio. Envergonhar ou encher de orgulho.”
Roberto Castro Neves, Imagem Empresarial - Como as organizações (e as pessoas) podem proteger e tirar partido do seu maior patrimônio, pg. 63.
Partindo desse princípio, a imagem empresarial precisa ser encarada como uma vantagem competitiva. Para tal, a imagem não apenas precisa ser boa, como também dar retorno, ser competitiva. Castro Neves define a imagem competitiva como aquela que:
1 - Gera negócios: conquista clientes, acionistas, parceiros, fornecedores, etc.
2 – Atrai, mantém e motiva os melhores profissionais.
3 – Consegue a boa vontade de certos públicos: abre portas, dá credibilidade a entidade, etc.
Para construir uma imagem, Castro Neves propõe o fechamento de gaps que existam entre o que a empresa quer ser e de como ela é percebida. Quando a empresa em si parece ser menor que a imagem que projeta (gap de imagem negativo) é preciso resolver os problemas para mudar a percepção do público, assim como valorizar os aspectos positivos para realçá-los e reafirmá-los.
Ações simultâneas sobre a “coisa” e sobre a imagem da “coisa” são necessárias para fechar os gaps negativos. “Ação sobre a coisa significa melhorar o produto, tirar o defeito, corrigir o processo, mudar a empresa, refazer o projeto. (...) Ação sobre a imagem da coisa também é uma operação delicada. É preciso fazer um ajuste, uma sintonia de imagem. Baixar as expectativas e percepções ao nível do real, ou próximo dele.” Castro Neves, 1998:68.
Construindo uma imagem positiva uma empresa cria credibilidade.
“Credibilidade é o maior patrimônio que uma organização, grande ou pequena, pessoa jurídica ou pessoa física, pode ter. Para construí-la leva-se tempo. Anos. Para perdê-la, é rápido, basta um evento. Para reconstruí-la leva-se ainda muito mais tempo do que sair do nada. Tem que zerar o prejuízo. A credibilidade se constrói com exemplos, atitudes, coerências, nada que agrida o conceito que as pessoas têm de você, nada que produza a chamada dissonância cognitiva, isto é, o rompimento dos padrões cristalizados.”
Castro Neves, pg.85.
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