Na última terça-feira, o encontro do Comitê Interdisciplinar Diálogos Sociais, do qual faço parte, debateu o que podemos esperar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que acontecerá em junho aqui no Rio.
Uma das conclusões a que chegamos no encontro é que a população não está sabendo o que é o evento ou a importância que ele tem para o mundo. E nos comprometemos a plantar sementinhas de conhecimento em nossas redes de relacionamento.
Daí que lá fui eu ao site da Rio + 20 para pegar informação diretamente da fonte oficial para dar a vocês e... Não é que, faltando apenas 69 dias para a abertura da conferência, a cartilha explicativa que está no site em português ainda é em inglês? (quem quiser dar uma olhadinha, está aqui)
Pois é! Assim fica dificil conseguir engajamento da população, né?
De todo modo, consegui ainda pescar infos em português. Segue um resumo:
"Vinte anos após a Cúpula da Terra, realizada no Rio em 1992, a Rio+ 20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos. Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunirão para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.Então, galerinha, o que vocês acham? Vocês acham que a Rio + 20 chegará a resultados concretos para a erradicação da pobreza e para a promoção de justiça social? O que vocês fazem cotidianamente para alcançar estes objetivos?
Segundo Brice Lalonde, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver idéias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos".
Eu acredito seriamente que só com Educação a gente consegue erradicar a pobreza (votei emocionada em Cristóvam Buarque para Presidente quando ele foi candidato). E invisto minha energia em encontrar novas formas de promover a educação e levar conhecimento a quem não tem. Mas o mais legal, além de ver vidas mudando para melhor, é perceber o quanto eu aprendo com essas trocas.
Vamos juntos? A Comunicação pode quebrar diversas muralhas e ajudar a construir um mundo mais igualitário. Juntos somos infinitos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário