quinta-feira, 24 de junho de 2010

"O Dia sem Globo" e a "Nova Ordem Mundial"

Quem está acompanhando a Copa pelo Twitter, além de pela TV, tem se deparado com verdadeiros movimentos de massa em que os posicionamentos a favor ou contra tal postura ganham ares de estabelecimento da “nova ordem mundial”.*

Os que ficam em cima do muro nem aparecem na contagem dos votos. A regra é quase universal: para entrar no TT a campanha tem que trazer um “cala boca” alguém, com exceções para aniversários ou luto ou outras poucas mensagens que despertam atenção pelo pitoresco.
Neste cenário, me pergunto qual a diferença entre o Cala Boca Galvão e o Dia sem Globo, que apareceram nos meus TTs nos últimos dias.

O Cala Boca Galvão, apesar da repercussão internacional, foi uma brincadeira. “Quase” inofensiva. Já o Dia sem Globo é uma mobilização real contra a emissora, na tentativa de dar um “cala boca” e fazê-la repensar a postura adotada. Estou esperando ansiosamente por amanhã para saber qual o verdadeiro impacto que uma mobilização gerada no Twitter pode trazer para a Globo, uma marca tão consagrada. Será que o Império Globo está ameaçado? Será que os dias de arrogância estão contados? Será que o povo realmente está se conscientizando do poder que tem para impor novas ordens mundiais?

Ou tudo não passa de mais um oba-oba, plim-plim inofensivo?

* Peguei emprestado o conceito de “estabelecimento da nova ordem mundial” da minha aula de hoje sobre gestão de crise, com Gaulia, que me foi uma grata surpresa às 7h da manhã!

E para quem é musical, tem "bônus extra": impossível pensar em nova ordem mundial e não lembrar desta canção:

3 comentários:

Unknown disse...

Se a Globo perder dois pontos na audiência média em jogos do Brasil amanhã será muito.

Tatiana Maia Lins disse...

Eh... Mas dois pontos a menos de audiência valem quantos R$?
Vamos ver qual vai ser a reação das pessoas. Se há maturidade na manifestação ou se a galera RT em massa só para "causar"!

cotrimus disse...

Tati, tb não sei. Tendo a crer num novo modelo sim, mas não sei se o impacto é tão massificado assim a ponto de atingir a Globo ou ameaçar sua grande audiência, afinal são poucos os que usam e dominam a ferramenta (twitter).
Mas o ponto que acho relevante é o deslocamento do "spread the news" gerado pelo twitter. Aquele "velho" papo de redesenho da ordem na comunicação social...a coisa não está mais centralizada.
Agora mesmo estava vendo na TV um especial sobre 1 ano sem Michael Jakcson e em determinado momento falavam do lançamento do Thriller e de como foi uma estratégia excepcional de marketing e tal. Tudo baseado em teaser e aquela tensão gerada pela novidade. Sucesso. Como seria hoje? Certamente teria vazado pela Internet...algum malandrinho teria já explicado como o moonwalker ou a makeup caracterizou os personagens...enfim, a coisa já teria sido exposta. Isso impediria o sucesso? Não,mas certamente o impacto da novidade seria menor. Ou não. Enfim, só um ponto pra pensar. Não sei se me fiz entender,mas sabe como é acabou o jogo (que me deu um sono enorme) e comi muito agora no almoço...hahahahahaha
bjsssssssssss