domingo, 9 de maio de 2010

A sedução pela escolha

Li um post interessante na Harvard Business Review e decidi compartilhar a ideia central.

O autor, John Sviokla, ex-professor de Harvard, filosofou sobre a limitação dos lojistas em seduzir os consumidores pela experiência de escolher, em vez de simplesmente comprar (choosing x shopping).
Faz todo sentido!

Ele argumenta que, andando pelas ruas de Nova York, o que se vê por toda parte é plaquinha de desconto nas lojas. A diferença, ele diz, é quanto cada loja estava dando de desconto: de 20 a 75%. E que falta à maioria das lojas de Nova York (e também de Londres, Buenos Aires, Rio de Janeiro, etc, eu completo) oferecer aos consumidores argumentos para escolher um produto em detrimento de outro.

Para John, transformar a experiência de compra em uma escolha não é tão difícil. Eis algumas opções que os lojistas poderiam usar:

* mostrar quais itens estão sendo mais vendidos ou procurados na loja.
* mostrar opiniões dos usuários ou avaliações técnicas sobre os produtos ou serviços.
* dar opções de compra de um produto com outros em um combo.

Para ler o post original, clique aqui.

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