
"nem todas as empresas merecem durar. Talvez a sociedade se beneficie mais se livrando de algumas organizações que caíram de excelentes a terríveis, em vez de continuar permitindo que provoquem enormes dores de cabeça a seus stakeholders".
Jim Collins, em Como as gigantes caem, pg. 87.
2 comentários:
As "empresas feitas para brilhar" possuem uma forte coerência entre valores e práticas.Diz Collins que uma empresa, assim como uma Disney, por exemplo, constroem uma cultura única ao redor de uma ideologia. Walt Disney criou toda uma linguagem para reforçar a ideologia de sua empresa. Funcionários são "membros do elenco", clientes são "convidados". Funcionários novos passam por workshops com as "tradições Disney", onde eles aprendem que o negócio da empresa é "fazer as pessoas felizes." Vale a pena ler e conhecer as ideias de Jim Collins.
Eu trabalhei no Madame Tussauds, quando estive em Londres. Eles se inspiram na Disney e a cultura lá é a de criar "Magic Moments" nos guests que visitam o museu. Foi uma verdadeira lição de vida que carreguei.
Quanto a Jim Collins, ele também é meu "amigo" de longa data! Tenho uma coleção dele na minha biblioteca :)!
Postar um comentário