Disney, BMW e Lego completam o Top5. Enquanto Sony, Daimler, Canon, Intel e Volkswagen completam o Top10.
O Reputation Institute analisou a forma como as empresas foram percebidas em quatro regiões. Cada região teve um vencedor diferente: Kellogg's na América do Norte, o Google na América Latina, a Lego na Europa e Disney na Ásia-Pacífico. “A construção de uma sólida reputação a nível global exige uma ampla plataforma que cubra as sete dimensões da reputação, incluindo Produtos + Serviços, Inovação, Trabalho, Governança, Cidadania, Liderança e Desempenho", diz o executivo do Reputation Institute Nicolas Trad.
Outra descoberta fundamental do estudo é que as empresas geram benefícios tangíveis ao construir fortes laços emocionais com os consumidores. Nos 15 maiores países do mundo, as empresas com melhor reputação recebem, em média, três vezes mais apoio dos consumidores do que os concorrentes com pior reputação. Para se ter uma ideia, cada aumento de 5 pontos no RepTrak, gera um aumento de recomendações públicas de 7%.
O desempenho financeiro também é maior nas empresas com boa reputação. Apesar de terem perfis similares de risco, os investidores parecem premiar as empresas com melhor reputação em suas decisões de investimento. "Os resultados do RepTrak Global 100 confirmam que, ao avaliar empresas, consumidores e investidores estão alinhados. Quanto maior a reputação de uma empresa, maior o apoio que ela recebe por parte dos consumidores, melhor o seu desempenho operacional, e mais dinheiro os investidores estão dispostos a pagar por suas ações. Esta é uma característica-chave da emergente Economia da Reputação em que vivemos hoje ", diz o presidente do Reputation Institute, Dr. Charles Fombrun.
No BRIC é diferente
O peso que os consumidores dão para características como qualidade do produto, liderança, governança, etc varia de acordo com a indústria e a região em que a empresa está operando. Por exemplo, a dimensão “produto” é o motivo que mais traz boa reputação para as empresas mundialmente. Porém, este aspecto tem menor impacto nos países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). O que mais importa para o BRIC é o desempenho da empresa e a sua governança corporativa, representando mais de 30% da reputação da empresa. Por isso, "muitas marcas já estabelecidas estão descobrindo que apenas o bombardeio de publicidade e produtos em um mercado não produz o retorno do investimento que eles esperam e desejam. Ter uma presença local e comunicar suas ações são indispensáveis para ganhar a confiança e o apoio dos consumidores, políticos e líderes de opinião. Isso significa focar na reputação”, afirma o executivo do Reputation Institute Kasper Nielsen.
Talvez por essas razões é que Disney, Lego e Canon estão entre as Top10 no mundo, mas não aparecem no Top10 dos países do BRIC.
Timidez brasileira
Petrobras é a única empresa brasileira a aparecer entre as companhias listadas pelo Global RepTrak 100 2011. Está na 93ª posição.
Para ter acesso aos resultados completos do Global RepTrak 100 2011, clique aqui.
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