terça-feira, 8 de março de 2011
Qual a imagem da mulher brasileira hoje?
É carnaval e é Dia Internacional das Mulheres. Isso me fez lembrar da grande Chiquinha Gonzaga e sua "Oh abre alas", a primeira marchinha de carnaval que se tem notícia no Brasil e que data de 1899.
É Dia Internacional das Mulheres e me pergunto qual a imagem que as mulheres brasileiras têm hoje no país e mundo afora? Qual imagem prevalece? Somos como as mulatas do carnaval? Somos como a presidenta Dilma? Somos a mãe esforçada que dá expediente triplo todos os dias? Somos as mães solteiras reconhecidas pelo IBGE como as provedoras de tantos lares? Somos a mulher que sonha arranjar um marido rico para sustentá-la? Somos a maioria nas universidades? Somos a minoria nos cargos executivos? Somos vítimas? Somos mocinhas? Somos vilãs? Somos devassas? Somos estereótipos? Somos preconceitos? Somos conceitos? Somos números numa planilha de decisores de compra? Somos isso tudo? Somos nada disso?
O que achamos que somos quando nos olhamos no espelho?
O Brasil está se consolidando como potência internacional. E cabe a nós, mulheres, escolhermos a posição que queremos ter neste processo, sem sexismo. Somos agentes de transformação, somos agentes de comunicação diferenciados. Vamos nessa, que há muito Chiquinha Gonzaga já abriu alas para que a gente alcançasse nosso lugar nesta festa. Vamos nos olhar no espelho e ver sucesso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário