Lembrei do que está nas costas do Cristo agora, ao ler um texto publicado pelo meu amado professor Gaulia, na revista Plurale: "A "comunicação pelo cuidar" é a comunicação para a sustentabilidade". Ele defende:
"A comunicação pelo cuidar, portanto, é uma comunicação que nos convoca para uma mudança de postura: baseada no respeito à vida. Uma ponte abrangendo a economia, o meio ambiente, os sistemas sociais, culturais, nossas emoções e afetos, nosso modo de conversar, interagir, pensar, perceber conexões essenciais e ainda, a nossa própria transcendência (espiritualidade).
Ao entenderemos a sustentabilidade como a construção do “nosso futuro comum” – como já definiu o Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, organizado por Gro Harlem Brundtland, em 1988, compreendemos necessariamente o valor do cuidado. O saber cuidar é saber comunicar, uma vez que seria impossível cuidar sem relacionar-se, sem envolver-se. Uma vez que o cuidado requer proximidade, requer afeto e consciência em cada atitude. O cuidar é a mais bela e nobre forma de comunicação existente."
Lindo, né? LEIA o texto completo aqui.
Quando formos capazes de cuidar por completo, até o Cristo terá uma nova postura, passará a ser uma estátua que gira para que nunca fique o tempo inteiro de costas para o mesmo lugar. Afinal, todos merecem suas bençãos, não apenas os que chegam pelo mar. E quando esse momento de sustentabilidade for alcançado, haverá mais igualdade entre os bairros que hoje conseguem ver o Cristo de frente e os que estão escondidos atrás dele, ainda que cada um guarde as suas particularidades.
O Cristo giratório é puramente simbólico, óbvio. Mas que eu gostaria de viver num mundo mais sustentável e com mais cuidado, ai como eu queria!
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