Fugindo um pouco da "Eikeloucura", li uma entrevista legal com a Martha Gabriel no Nós da Comunicação, feita por Gabriela Bittencourt. Olha um trechinho:
"Nós da Comunicação – E como vencer esse esforço de engajamento?
Martha Gabriel – Nesse sentido, acredito que as estratégias envolvem os 3E's do engajamento: educação, engenharia (ou tecnologias em geral) e execução (fazer cumprir). A educação é a base do engajamento e quando se tem educação, não é necessário ‘forçar’ as pessoas a fazerem o que é certo, elas o fazem naturalmente, embasadas na educação. Em culturas educadas sobre descarte de lixo, as pessoas já incorporaram o ato de fazer o descarte seletivo para reciclagem.
O segundo “E”, a engenharia (ou tecnologias), dá a sustentação para que as pessoas possam exercer a educação. Por exemplo, se não se dispõe de recipientes separados para coleta seletiva de lixo, não se torna possível o descarte seletivo de lixo, mesmo que se tenha educação e se queira fazê-lo. Assim, a engenharia provê as condições para que os processos possam ser realizados adequadamente.
O terceiro “E”, a execução, é o recurso final para engajar, quando ainda não se tem a educação disseminada. Exemplo disso seria aplicar multas para quem não fizesse o descarte de lixo seletivo adequadamente. A função do “E” de execução é educar para que as pessoas vençam o esforço para engajar e incorporem os novos comportamentos na educação. Podemos, em alguns casos, substituir o terceiro “E” pelo estímulo, em vez de executar. Estimular comportamentos positivos pode, em muitos casos, ser mais eficiente do que punir comportamentos negativos."
Para ler a entrevista completa, clique aqui.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário