domingo, 17 de janeiro de 2010

Esqueça tudo o que você sabia de marketing

Kotler, em "Rápido e Flexível", artigo publicado pela HSM, coloca abaixo várias "verdades absolutas" do Marketing. Para ele, as empresas não devem ter como meta "ganhar pela mais alta qualidade", "por um preço inferior", "por maior market share", "pela adaptação de produtos para diferentes públicos", "pela inovação" ou "melhoria contínua". E ele apresenta argumentos razoáveis para defender o ponto de vista.

Na verdade, ele acha que não há receitas mágicas a seguir. O "segredo" estaria na solidez da estratégia traçada por cada empresa, que seria difícil de imitar. Ok, ok.

Mas toda a conversa até ele chegar nesta conclusão fez com que eu pensasse no conceito de "just-noticeable difference", aplicado à percepção dos consumidores. Este conceito explica a razão de inúmeras empresas gastarem fortunas para melhorarem seus produtos ou serviços e depois os consumidores nem perceberem a diferença. Antes de gastar fortunas melhorando o seu produto ou serviço, gaste um tempinho ouvindo os seus clientes para saber se eles querem ou precisam de alguma mudança! Fica a dica! :-)

Para ver outros posts sobre Marketing, clique aqui.
Para ver o artigo de Kotler, clique aqui.

3 comentários:

Tatiana Maia Lins disse...

Cotrim! O "fica a dica" foi inspirado em vc, chiquérrimo! :-)
BEIJO!

tita disse...

Tá bacana o blog! =)

Tatiana Maia Lins disse...

obrigada, Aninha! :-)