quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Telegramas na era digital
Meu pai está na minha casa (o que explica parte do meu sumiço nas postagens) e me pediu para mandar um e-mail para o meu irmão. Quando perguntei o que ele queria dizer ao meu irmão, meu pai (que nasceu em 1935 e não usa computadores nem telefone celular) me disse uma mensagem super telegráfica:
"A fim de fazer isso, me remeta aquilo. URGENTE".
Brinquei com ele dizendo que e-mail não era telegrama. E ai ele repetiu a frase em um tom um pouco menos formal, mas ainda telegráfico. Não teve jeito.
E então eu fiquei pensando naquela aula dos primórdios da Teoria da Comunicação de adequação da mensagem ao meio. E lembrei das empresas que querem se modernizar e se comportam na era digital como se estivessem "mandando telegramas". Que não aproveitam as ferramentas de interatividade para conhecer seus públicos, que não adequam suas mensagens aos diferentes canais de comunicação, que não têm jogo de cintura. E que, enfim, jogam fora um monte de dinheiro porque investem em peças que não conseguem comunicar.
Quem me dá exemplos de empresas assim?
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