quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cada um com seu cada qual


Foi divulgado hoje o resultado da pesquisa Folha Top of Mind 2009, com as marcas mais lembradas pelos brasileiros. A novidade desta edição, obviamente, não é a consagração da Coca-Cola como marca mais lembrada. Mas o levantamento das três brands mais lembradas em cada região do país.
E as diferenças regionais se confirmaram. Nenhuma marca conseguiu ser líder em mais de uma região.O exemplo mais forte disso é o de margarinas. No Nordeste, a mais lembrada é a Primor, no Sudeste a Qualy e no Sul a Doriana.

Por quê?

"A marca não é só um nome. É o que ela representa para alguém do ponto de vista emocional. Quando você junta comportamento e cultura, nível de renda e emoções locais, percebe que o Brasil é um monstro de país", explica Ivan Pinto, professor de Gerenciamento de Marcas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) à Débora Yuri, da Folha.

Ouça os principais resultados da pesquisa aqui.


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