O anúncio da morte de Bin Laden me surpreendeu por vários aspectos. No discurso, foi importantíssimo Obama frisar que a Bin Laden não era um líder muçulmano, mas um líder terrorista. Tal frase pretente amenizar a fúria contra muçulmanos e de muçulmanos. Do ponto de vista político, Obama trouxe para si a responsabilidade pela morte do vilão e minha aposta é que ele não precisará de nada mais que o mínimo de bom senso para ser reeleito.
Ainda sobre o discurso, Obama conseguiu, no minuto final do discurso, inserir uma versão de "Yes, we can" com "America can do whatever we set our mind to". Eu não teria incluído essa frase se tivesse escrito o discurso, pois acho que soa como campanha. Mas ela foi mais uma tacada de mestre. Com ela Obama amarrou a ideia de união e deu uma injeção de auto-estima na população.
Porém, o melhor de tudo é que, até agora, a imagem do corpo de Bin Laden não foi divulgada e seu funeral foi no mar. A imagem de Bin Laden morto ou sangrando seria muito forte e seria usada a exaustão para incitar mais ódio nos terroristas contra os americanos. Além disso, se não há uma lápide, não há um local específico para reunião de multidões. E o funeral teria sido feito seguindo as tradições, o que também minimiza o atrito. Pontos para a Casa Branca, muitos pontos para a Casa Branca e sua estratégia de gestão de crise!
Concordo com o artigo de Cliff Kuang, publicado pela Fast Company, em que ele diz que a imagem que fica da morte de Bin Laden é um sereno Obama em seu discurso. Pelo menos, até agora.
Para quem se interessar, aqui está o artigo "The killing of Osama Bin Laden shows how to win a modern PR war", de Cliff Kuang.
O vídeo com o discurso de Obama não pode ser incorporado nesse post, mas pode ser visto aqui.
Edição após a publicação desse post:
Diferente do que foi dito pela Casa Branca, parece que o funeral no mar não seguiu as tradições muçulmanas.
Veja mais aqui. De todo modo, ainda concordo que a estratégia de não mostrar imagens de Bin Laden morto foi bastante inteligente.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Corpo de Bin Laden não é mostrado para evitar manifestações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O CORPO DE BIN LADEN NÃO FOI MOSTRADO, MAS TODOS OS ESTRAGOS QUE ELE FEZ FICARAM EXPLISITOS A TODO MUNDO, ESTRANHO NÉ?
Acho estranho não. O próprio Bin Laden fez questão de nunca esconder o que tinha feito.
Postar um comentário