A liderança é um tema que muito me atrai. Adoro analisar como ela se forma, ou como ela se dá. Se é "imposta" ou natural etc.
Vira e mexe me pego pensando "o que faz do líder um líder?", como se a resposta pudesse ser fácil.
E, em todas as pessoas em que eu reconheci real liderança, reconheci também uma forte capacidade de Comunicação, que quando não é natural, ao menos foi bem trabalhada.
Hoje li um texto bem interessante, de Rosabeth Moss Kanter, professora de Harvard, sobre liderança. Ela lembra que o líder não precisa ter todas as respostas, mas precisa dar a direção, apontar o caminho a seguir.
E ela segue dizendo que o líder que precisamos hoje é aquele que pensa "fora do prédio" para ter um impacto na sociedade, e não apenas fora da caixa. Sensacional, não?
"Assim como há o "pensar fora da caixa" como uma metáfora para a criatividade, eu chamo isso de pensar fora do edifício. E eu acho que é o que é necessário agora, se você é um gerente de nível médio ou o CEO.Isto se aplica às agências de saúde, negócio ou governo. Você tem que pensar no resto do mundo, fora do prédio, para ter um impacto na sociedade."
"Os líderes também precisam definir a direção ser tomada. Eles não precisam ter todas as respostas. Eles não precisam criar o plano perfeito. Mas eles precisam definir a direção e orientar as pessoas. Cada vez mais, nas empresas globais, não há como a sede mundial poder ou dever monitorar todas as ações em curso no campo. É por isso que os valores e princípios se tornam ainda mais importantes como ferramenta de gestão no século 21, porque eles se tornam a base universal para a comunicação, para que a organização se una de forma coesa, e também para um diálogo sobre o que é a coisa certa a fazer."
Para ler o artigo na integra (em inglês), clique aqui.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Líderes precisam pensar "fora do prédio"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário